--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Senatran alerta: Condutores das categorias C, D e E serão multados por atraso no exame toxicológico

Infração será detectada pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, alerta Senatran.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) emitiu um alerta crucial para os condutores das categorias C, D e E: o descumprimento do prazo para realização do exame toxicológico será rigorosamente verificado pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Após o 30º dia do vencimento do exame, os condutores correm o risco de serem multados.

Seguindo o escalonamento definido pela Senatran, os condutores têm prazos específicos para realizar o exame. Aqueles com CNH vencendo entre janeiro e junho têm até 31 de março, enquanto os com vencimento entre julho e dezembro têm até 30 de abril.

A partir de 1º de maio, os condutores com exame vencido por mais de 30 dias, cuja validade da CNH expire entre janeiro e junho, serão multados. Para os que têm CNH vencendo entre julho e dezembro, as multas serão aplicadas a partir de 31 de maio.

De acordo com dados recentes da Senatran, cerca de 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.

A Senatran tem intensificado campanhas educativas e emitido alertas através da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para orientar os condutores a regularizarem sua situação. Para verificar se o exame está em dia, é fundamental acessar a área do condutor na CDT e verificar o prazo para realização do teste.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!