--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Semana Nacional de Trânsito 2024 começa nesta quarta-feira, dia 18

A Semana Nacional de Trânsito 2024 terá início oficialmente nesta quarta-feira, 18 de setembro, e será celebrada até o dia 25 em todo o país. A data, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e incentivar atitudes responsáveis dos motoristas e pedestres.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) e dos Comandos Regionais de Polícia Militar, estará à frente de diversas ações de fiscalização e prevenção ao longo da semana em todas as regiões do estado. As atividades visam tornar as vias mais seguras, alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Tema 2024: “Paz no trânsito começa por você”

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa deste ano busca conscientizar a população sobre a importância de comportamentos responsáveis no trânsito. O objetivo é mobilizar a sociedade para adotar atitudes que promovam um ambiente mais pacífico, consciente e seguro nas estradas e ruas.

Semana Nacional da Mobilidade

Simultaneamente, também ocorre a Semana Nacional da Mobilidade, que culmina com a celebração do Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro. Esta semana tem como foco a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades, incentivando a sustentabilidade e acessibilidade no transporte, além de reduzir o impacto ambiental e social causado pelo uso excessivo de veículos.

Ações planejadas

Entre as principais ações previstas para a Semana Nacional de Trânsito, estão:

  • Proteção dos mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas),
  • Acalmamento do tráfego, com a redução da velocidade em áreas urbanas,
  • Promoção de acessibilidade e sustentabilidade no trânsito,
  • Educação e conscientização sobre a importância de atitudes seguras nas vias.

O major Maurício Abílio dos Santos, coordenador dos programas educativos do CPMRv, reforçou a importância dessas iniciativas: “Essas serão as bases para as atividades promovidas ao longo da semana. E lembramos também, que em nossas ações iremos reforçar a ideia de que sempre haverá alguém lhe aguardando, em seus deslocamentos”.

Compartilhe