O papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma leve melhora em seu estado de saúde e teve uma noite tranquila nesta quinta-feira (27), segundo informou o Vaticano. Internado há 13 dias em um hospital de Roma devido a uma pneumonia dupla, o pontífice permanece sob monitoramento médico e segue em tratamento com oxigênio de alto fluxo e fisioterapia respiratória.
Na quarta-feira (26), o boletim médico apontou que a insuficiência renal enfrentada nos últimos dias foi resolvida e que os exames de sangue e a tomografia de tórax indicaram evolução positiva da inflamação pulmonar. Apesar disso, o prognóstico do papa continua reservado.
Ainda na quarta-feira, o Vaticano cancelou a audiência do Jubileu de 2025, prevista para os próximos dias, devido à internação do pontífice. Francisco, no entanto, segue exercendo algumas atividades e chegou a deliberar sobre processos de beatificação e canonização durante sua recuperação.
Desde o agravamento de seu quadro no último sábado (22), o papa, que enfrenta problemas pulmonares desde a juventude, vem recebendo orações de fiéis ao redor do mundo. Em Roma, dezenas de pessoas se reúnem diariamente em vigília na Praça São Pedro, demonstrando apoio ao líder da Igreja Católica.