A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) prendeu 150 pessoas por violência doméstica em Santa Catarina desde o dia 20 de agosto. As detenções aconteceram através da Operação Maria da Penha, que segue até o dia 21 de setembro.
A polícia está computando nacionalmente os atendimentos emergenciais de violência doméstica no período da Operação. Assim, segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, eles pretendem ter um diagnóstico dos casos e fomentar políticas públicas.
“Estamos intensificando o acompanhamento das medidas protetivas de urgência das mulheres assistidas pelos programas de prevenção à violência doméstica e familiar desenvolvidos no âmbito da PMSC”, reforça o coronel.
Com a Operação, a PM quer dar ênfase ao trabalho diário de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação atende casos emergenciais e denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 ou no aplicativo PMSC Cidadão.
Números da Operação
Segundo a PMSC, foram atendidas 926 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência. O órgão registrou 1.267 ocorrências de casos de violência doméstica no período.
Dentre os casos, foram 19 atendimentos realizados sem a necessidade de prisão e sete pessoas foram presas por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência.
FONTE: ND+