--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Surto de “Gripe do Tomate” Afeta Crianças na Índia e acende alerta mundial

Pelo menos 100 crianças da Índia  apresentam sintomas da doença misteriosa que causa febre e erupções cutâneas semelhantes a tomates.

Um novo surto de uma doença misteriosa, apelidada de “Gripe do Tomate”, está deixando preocupados pais e autoridades de saúde em dois estados da Índia. Mais de 100 crianças foram afetadas até agora, sofrendo de febre e dores no corpo, além de desenvolverem lesões redondas e avermelhadas na pele, que lembram o formato dos tomates.

A Dra. Juliana Framil, infectologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, tranquiliza a população brasileira, destacando que, até o momento, não há registros dessa doença no Brasil.

Embora o nome “Gripe do Tomate” possa sugerir uma ligação com o alimento, na realidade, é uma associação com o formato das bolhas que surgem na pele, que se assemelham a tomates.

A origem dessa doença ainda é desconhecida, levando a duas teorias principais: uma sugere que as crianças que já contraíram chikungunya ou dengue podem estar mais suscetíveis à “Gripe do Tomate”; a outra teoria aponta para uma possível ligação com uma variante do vírus que causa a doença conhecida como “mão pé boca”, uma infecção viral altamente contagiosa na Índia.

Os sintomas da doença incluem febre, dores no corpo e articulações, juntamente com vesículas na pele que podem ser confundidas com outras doenças, como sarampo.

O tratamento visa aliviar os sintomas, com o uso de analgésicos para reduzir a dor e a febre. Além disso, é recomendado o isolamento por pelo menos sete dias para evitar a propagação da doença para outras pessoas. Na maioria dos casos, a doença se resolve por si só, sem a necessidade de medicamentos específicos.

As medidas preventivas, como lavar as mãos regularmente e desinfetar objetos e superfícies, são altamente recomendadas, seguindo a mesma linha de orientação que tem sido dada em relação à COVID-19.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!