A próxima Superlua Rosa acontece no dia 26 de abril, uma segunda-feira – mas não, você não vai ver a lua com uma cor diferente da habitual. As diversas lunações ao longo do ano receberam “apelidos” entre diferentes povos ao longo dos anos; e especula-se que a Lua Rosa tenha recebido seu nome em homenagem à Flox, uma for cor-de-rosa que normalmente floresce em abril na América do Norte.
A lua pode receber outros nomes relativos a cores dependendo do acontecimento: quando há mais de uma lua cheia no mesmo mês, por exemplo (em vez de uma, como é regra geral), a segunda recebe o nome de Lua Azul.
O que é a Superlua?
A superlua acontece quando a lua cheia está a 90% do chamado perigeu – é o ponto mais próximo da Terra que um corpo celestial atinge durante sua órbita. O termo surgiu em 1970, criado pelo astrólogo Richard Nolle. Por estar mais próxima, a Superlua parece 7% maior que uma lua cheia “normal”, e 15% mais brilhante. Além da Superlua Rosa, 2021 vai ter mais duas Superluas: uma em maio, e outra em junho.
A Superlua Rosa acontece no dia 26 de abril, e pode ser observada em qualquer horário da noite – desde que o céu não esteja nublado, é claro. A Superlua parece especialmente grande e brilhante quando a lua está mais baixa no horizonte.
Fonte: NSC