--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília
Reprodução: Marco Favero/Arquivo/Secom GovSC

Santa Catarina registra recorde histórico em cirurgias de visão

O governo de Santa Catarina tem promovido avanços significativos na saúde ocular da população, com um expressivo aumento no número de cirurgias de visão realizadas entre 2023 e 2024. Os dados mais recentes apontam que o estado alcançou o maior volume de procedimentos oftalmológicos em toda a série histórica, iniciada em 2008.

Em 2024, foram registrados 108.407 procedimentos oftalmológicos eletivos, um crescimento de 120% em relação a 2018, quando foram realizadas 49.495 cirurgias. Somente entre 2023 e 2024, o estado realizou 183.162 intervenções oftalmológicas, evidenciando a ampliação do acesso da população aos cuidados com a visão.

Entre os catarinenses atendidos, está Jucinei Barbosa, de 52 anos, que recebeu tratamento no Hospital Regional São José. Portador de diabetes, ele necessitava de injeções periódicas e uma intervenção a laser para preservar sua visão. “Fui muito bem atendido. Desde a primeira consulta na Unidade de Saúde até a consulta com o especialista foram cerca de duas semanas. O médico disse que, se eu não iniciasse o tratamento logo, poderia perder a visão. Graças a Deus, foi tudo muito rápido. Farei mais duas injeções em abril e maio”, relatou.

Desde o início da atual gestão, a saúde tem sido uma prioridade no estado, com investimentos na infraestrutura hospitalar, ampliação da rede de prestadores de serviços e o aumento do pagamento dos procedimentos eletivos por meio da Tabela Catarinense. Nos últimos dois anos, Santa Catarina registrou o maior volume de investimentos na saúde da história.

A projeção para 2025 é de um crescimento ainda maior nas cirurgias oftalmológicas e em outras especialidades. O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a importância das ações para a população. “Estamos batendo recordes em cima de recordes, mas o que importa não são os números, e sim a dignidade que estamos devolvendo para as pessoas. Seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, estamos trabalhando em parceria com os municípios e hospitais para ampliar ainda mais o número de cirurgias, sejam elas de visão ou de outras especialidades”, afirmou.

Com essas medidas, Santa Catarina segue como referência em políticas de saúde, promovendo bem-estar e qualidade de vida para a população.

Compartilhe