--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Santa Catarina lança aplicativo para auxiliar no manejo clínico da dengue

Nova ferramenta desenvolvida em parceria com o Rio de Janeiro visa agilizar tratamento e reduzir gravidade dos casos.

Santa Catarina acaba de adotar uma estratégia inovadora no combate à dengue, com o lançamento do aplicativo Protocolo Dengue. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e compartilhado com os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), o aplicativo foi apresentado na sede da Defesa Civil estadual nesta quarta-feira, dia 27.

O Protocolo Dengue tem como objetivo principal fornecer agilidade e suporte aos profissionais de saúde no manejo clínico dos pacientes. Através da identificação do estágio da doença e do tratamento adequado para cada caso, o aplicativo utiliza características, sinais e sintomas para determinar a classificação de risco de cada paciente, que pode variar entre os grupos A, B, C e D.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esta nova tecnologia é uma adição valiosa às ações de combate e controle da dengue em Santa Catarina, que estão em vigor desde 2023. O Protocolo Dengue auxiliará na aplicação de tratamentos oportunos, evitando o agravamento do quadro clínico dos pacientes e, possivelmente, reduzindo o número de óbitos relacionados à doença.

O desenvolvimento do aplicativo foi baseado no sucesso do Painel Dengue RJ, criado pela Secretaria Estadual do Rio de Janeiro. Em colaboração com os estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a ferramenta foi adaptada para atender às necessidades específicas de Santa Catarina.

“Fácil de usar, o aplicativo fornece orientações claras para os profissionais de saúde lidarem com casos suspeitos de dengue. Ao preencher os dados necessários, o aplicativo detalha o manejo clínico adequado, seja recomendando internação hospitalar ou apenas acompanhamento do tratamento”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde de SC e médico infectologista, Fábio Gaudenzi.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!