--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Professores de Santa Catarina suspendem greve por 60 dias

Categoria espera por garantias salariais e melhorias nas condições de trabalho durante período de negociação.

Os professores de Santa Catarina decidiram suspender a greve que já durava 15 dias, em uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (8) em Florianópolis. Durante esse período de 60 dias, a categoria aguarda uma nova proposta por parte do governo estadual.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), Evandro Accadrolli, afirmou: “Ficou decidido que a categoria vai continuar em luta. Nós vamos suspender a greve por 60 dias e vamos estar na mesa de negociação. E nesse período nós queremos uma proposta do governo que vá garantir reajuste e descompactação da nossa tabela salarial.”

Apesar de o governo de Santa Catarina ter apresentado uma proposta que incluía a antecipação do aumento do vale-alimentação, aplicação de um terço da hora-atividade e o lançamento de um edital de concurso público da educação, a liderança sindical apontou que a proposta não atende a todas as demandas dos profissionais, pois não contempla reajustes e descompactação salarial.

Na noite anterior, a Justiça determinou que o governo estadual não pode demitir professores nem descontar as horas de paralisação. Enquanto os servidores continuam a buscar o reajuste do piso nacional da tabela salarial, a efetivação do concurso público, a aplicação da hora-atividade e a descompactação da folha de pagamento para reduzir as disparidades salariais entre os profissionais.

Compartilhe