--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Previsão de chuvas fortes pode agravar situação no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas intensas e queda de temperatura no estado, já afetado pela maior enchente da história.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, dia 9. A expectativa é que o cenário dure até domingo, dia 12, com volumes que podem passar dos 150 milímetros. O estado gaúcho, que tem 497 cidades, enfrenta há quase duas semanas a maior enchente da história, com 431 municípios afetados.

Segundo o Inmet, a maior intensidade da chuva deve se concentrar entre o Centro-Norte e Leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, onde se encontram algumas bacias de captação do rio Guaíba. Também deve chover forte no Litoral Norte e Sul de Santa Catarina. Além da chuva, há previsão de queda das temperaturas.

Os acumulados de chuva neste período poderão superar os 150 milímetros, condição que pode agravar ainda mais a situação do estado. Na segunda-feira, a previsão indica a passagem de uma nova frente fria mais intensa sobre a Região Sul do Brasil, incluindo a possível formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa, o que pode causar o incremento dos ventos do setor leste.

Nos dias seguintes, a frente fria e o posterior ingresso de uma massa de ar frio e seco vão causar queda nas temperaturas e possibilidade de chuva na próxima semana. As rajadas de vento seguirão soprando do setor sul e dificultando o escoamento das águas.

O governo gaúcho calcula que serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para reconstruir o estado. A situação é crítica e requer atenção e ações imediatas para minimizar os impactos dessa catástrofe natural.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!