--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Pioneer encerra operações no Brasil

A Pioneer do Brasil Ltda. anunciou que encerrará as atividades de sua fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM) em 31 de março de 2025. A unidade, localizada na avenida Torquato Tapajós, no bairro Colônia Santo Antônio, foi inaugurada em 2003 e se dedicava à produção de equipamentos de áudio e vídeo, incluindo aparelhos de som para veículos e reprodutores de DVD.

Em reunião realizada na segunda-feira (3) com a Suframa, a empresa discutiu o fechamento da fábrica e as medidas para realocar os 172 funcionários afetados. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, informou que a autarquia solicitará uma lista dos colaboradores para encaminhá-los a novas empresas que estão em fase de implantação no Polo Industrial de Manaus.

A Pioneer enfrenta dificuldades financeiras há pelo menos dez anos, situação agravada durante a pandemia de Covid-19. Para apoiar os trabalhadores, a empresa contratou uma consultoria de recursos humanos e garantiu que todos os funcionários cumprirão aviso prévio, com direito a indenizações e benefícios previstos na legislação trabalhista.

A Suframa afirmou que atualmente há 59 novos projetos industriais na ZFM e que a mão de obra qualificada será rapidamente absorvida pelo mercado. Após a reunião com a empresa, a autarquia também discutiu o caso com o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) e a Superintendência Regional do Trabalho para alinhar estratégias de transição.

O fechamento da fábrica foi uma decisão da matriz da Pioneer no Japão, mas as autoridades locais se comprometeram a apoiar os trabalhadores afetados em sua recolocação profissional.

Compartilhe