--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Início Antecipado da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Santa Catarina

Distribuição das vacinas prioritárias iniciou-se nesta segunda-feira, 18 de março, visando conter o aumento de casos de doenças respiratórias.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), deu início à distribuição das vacinas contra a gripe para os municípios do estado nesta segunda-feira, dia 18. A aplicação das doses começará assim que os municípios receberem os imunizantes, com o Dia D de vacinação estadual marcado para o dia 13 de abril.

A antecipação da campanha foi motivada pelo aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, levando o Ministério da Saúde (MS) a antecipar a Campanha de Vacinação contra a gripe para o mês de março. Normalmente realizada entre os meses de abril e maio, a antecipação busca conter a propagação do vírus influenza.

A vacinação será destinada exclusivamente para a população dos grupos prioritários, totalizando 3.023.725 pessoas em Santa Catarina. A meta é imunizar pelo menos 90% desse público até o dia 31 de maio.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, ressaltou a importância da vacina na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Ela enfatizou a vulnerabilidade dos grupos prioritários e encorajou-os a procurar uma unidade de saúde para receber a vacina.

A vacina trivalente oferecida na rede pública de saúde protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. A dose não causa gripe e pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que receberão a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, professores, povos indígenas, entre outros. O cronograma de entrega das doses seguirá as datas abaixo:

  • 18/03: Centrais regionais de Itajaí, Blumenau e Florianópolis
  • 19/03: Centrais regionais de Joaçaba, Videira e Joinville
  • 20/03: Centrais regionais de Mafra, Jaraguá do Sul, Lages e Rio do Sul
  • 21/03: Centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Xanxerê
  • 22/03: Centrais regionais de Araranguá, Tubarão e Criciúma

Até o dia 9 de março, Santa Catarina registrou 95 hospitalizações por gripe, sendo os idosos com 60 anos ou mais os mais afetados. Sete óbitos foram confirmados, a maioria também entre idosos acima dos 60 anos, reforçando a importância da vacinação nesse grupo prioritário.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!