Entenda como fica vacinação de grávidas contra Covid-19 em SC

Escrito por em abril 21, 2021

Grávidas com comorbidades devem aguardar início da campanha que atenderá o grupo com comorbidades, informou Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) nesta terça-feira (20). O grupo não será tratado de forma individualizada no Plano de Imunização.

Devido ao número de mortes entre o grupo, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica recomendando a vacinação. Já gestantes sem comorbidades devem realizar avaliação médica antes de tomar imunizante. Confira a fila de vacinação no final da reportagem.

Elas não terão prioridade por serem gestantes, mas seguirão a fila normalmente, informa a Dive. As mulheres devem se vacinar caso pertençam a grupos prioritários (trabalhadores da saúde, comorbidades, por exemplo) quando chegar a etapa de vacinação dos respectivos grupos.

Quem se enquadrar nos critérios, será vacinado conforme a ordem do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação). Gestantes, lactantes e puérperas não devem procurar os serviços de saúde antes da fase de vacinação do grupo no qual estão inseridas, ressalta a Diretoria.

Prefeituras, como Rio de Janeiro (RJ)e Campo Grande (MS), começaram nesta terça-feira (20) o início da vacinação específica de gestantes, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Grávidas sem comorbidades

O Ministério da Saúde também orienta que a imunização seja oferecida às grávidas sem comorbidades, desde que seja realizada uma avaliação dos riscos e benefícios. Elas devem aguardar o andamento normal da campanha.

“No caso de gestantes sem doenças pré-existentes, mas que façam parte do público-alvo da campanha, a recomendação é que seja realizada avaliação cautelosa junto ao seu médico, principalmente se a mulher exercer alguma atividade que a deixe mais exposta à doença”, informa a nota da Dive.

Covid-19 vitimou 135 grávidas no Brasil

A orientação do Ministério da Saúde foi reforçada também em entrevista coletiva na última sexta-feira (16). Raphael Parente, secretário de Atenção à Saúde da pasta, informou que gestantes, puérperas e lactantes dos grupos prioritários podem ser vacinadas.

Uma nota técnica foi publicada pela pasta em 15 de março e enviada aos secretários estaduais e municipais de Saúde. Segundo o texto, 199 mortes de gestantes ocorreram por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda). Dessas, 135 (67,8%) foram ocasionadas pela Covid-19. A maioria das mortes (56,3%) ocorreram no 3º trimestre de gestação.

Além disso, o documento indica que 8% a 11% das gestantes e lactantes com Covid-19 precisam de hospitalização. Cerca de 2% a 5% precisam de atendimento em (UTI) Unidade de Terapia Intensiva.

Ordem dos grupos prioritários

Atualmente em Santa Catarina são imunizados idosos de 60 a 64 anos (primeira dose) e pessoas de de 65 a 69 anos. Também são imunizados agentes de segurança e trabalhadores de saúde. Moradores de 18 a 59 anos com comorbidades serão imunizados na próxima etapa.

Confira a ordem de imunização:

  1. Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas
  2. Pessoas com deficiência institucionalizadas
  3. Povos indígenas vivendo em terras indígenas
  4. Trabalhadores de saúde
  5. Pessoas de 90 anos ou mais
  6. Pessoas de 85 a 89 anos
  7. Pessoas de 80 a 84 anos
  8. Pessoas de 75 a 79 anos
  9. Povos e comunidades tradicionais Ribeirinhas
  10. Povos e comunidades tradicionais Quilombolas
  11. Pessoas de 70 a 74 anos
  12. Pessoas de 65 a 69 anos
  13. Pessoas de 60 a 64 anos
  14. Pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades
  15. Pessoas com deficiência permanente
  16. Pessoas em situação de rua
  17. População privada de liberdade
  18. Funcionários do sistema de privação de liberdade
  19. Trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)
  20. Trabalhadores da educação do ensino superior
  21. Forças de segurança e salvamento
  22. Forças Armadas
  23. Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
  24. Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
  25. Trabalhadores de transporte aéreo
  26. Trabalhadores de transporte aquaviário
  27. Caminhoneiros
  28. Trabalhadores portuários
  29. Trabalhadores industriais

Fonte: ND


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST