Uma doença ainda não identificada causou 143 mortes na província de Kwango, no sudoeste do Congo, de acordo com autoridades locais. Os infectados apresentaram sintomas semelhantes aos de gripe, como febre alta e dores de cabeça intensas, informou Remy Saki, vice-governador da província, e Apollinaire Yumba, ministro da saúde local.
A falta de acesso ao tratamento tem agravado a situação, com muitas pessoas morrendo em casa. “Panzi é uma zona de saúde rural, por isso há um problema com o fornecimento de medicamentos”, explicou Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil na região, destacando que mulheres e crianças são as mais afetadas.
Uma equipe médica foi enviada à zona de saúde de Panzi para coletar amostras e realizar análises que possam identificar a patologia. O número de infectados continua a crescer, segundo Manzanza, aumentando a preocupação das autoridades.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta terça-feira (3), que já foi alertada sobre a doença e está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde Pública do Congo para aprofundar as investigações e buscar soluções para o surto.