--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

“Diabetes e Bem-Estar” é o tema do Dia Mundial do Diabetes 2024

O Dia Mundial do Diabetes 2024 terá como tema central “Diabetes e Bem-Estar”, com foco na prevenção e no impacto do estilo de vida sobre a doença. Atualmente, mais de 537 milhões de pessoas vivem com diabetes, sendo a maioria diagnosticada com Diabetes Tipo 2, uma condição amplamente evitável por meio de hábitos saudáveis, como prática regular de atividades físicas e dieta equilibrada.

A campanha deste ano reforça o papel crucial das famílias na prevenção da doença. Elas devem ser munidas de recursos e informações que promovam um estilo de vida saudável, uma vez que cerca de 44% das pessoas com diabetes não sabem que têm a doença. Este dado alarmante revela que 240 milhões de pessoas permanecem sem diagnóstico, principalmente no caso do Diabetes Tipo 2.

O diagnóstico precoce é vital para prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A conscientização sobre os sinais e sintomas da doença deve alcançar todas as famílias, uma vez que o diabetes afeta diretamente a saúde e o orçamento doméstico.

Além disso, a campanha ressalta o impacto financeiro da doença. Em diversos países, o custo do tratamento, incluindo a compra de insulina e o monitoramento diário, pode consumir até metade da renda familiar. Assim, garantir acesso acessível e contínuo aos medicamentos essenciais é uma prioridade urgente para aliviar o fardo econômico e melhorar os resultados de saúde.

Compartilhe