--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília
Foto: Divulgação

Delegado-geral da Polícia Civil de SC deixa cargo para disputar eleição

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, anunciou nesta sexta-feira (20) que deixará o comando da instituição para se dedicar à campanha eleitoral de 2026. Ele é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL).

Trajetória na Polícia Civil

Natural de Turvo, Ulisses Gabriel ingressou na Polícia Civil em 2007 e assumiu o cargo de delegado-geral em 10 de janeiro de 2023. Ao longo da carreira, atuou em diferentes unidades da corporação e permaneceu pouco mais de três anos à frente da instituição.

Em nota oficial, o delegado destacou números de sua gestão: cerca de 4 milhões de ocorrências atendidas, quase 19,500 mandados de prisão cumpridos entre 2019 e 2022, mais de 26,500 mandados de busca e apreensão e R$ 4,5 bilhões bloqueados de organizações criminosas. Segundo ele, os resultados representaram “o dobro de produtividade” em comparação ao período anterior.

Procedimento do Ministério Público

Nos últimos meses, Ulisses Gabriel passou a ser alvo de um procedimento preparatório instaurado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), conduzido pela 40ª Promotoria de Justiça. A apuração busca verificar se há elementos para abertura de um inquérito civil que possa resultar em medidas judiciais contra o delegado.

As representações analisadas questionam sua conduta no exercício da função, avaliando possível abuso de autoridade, violação de sigilo funcional ou atos de improbidade administrativa. O MPSC informou que a investigação está concentrada na possibilidade de divulgação indevida de informações sigilosas, que poderiam ter colocado em risco a segurança pública ou beneficiado terceiros.

Desincompatibilização

Ulisses Gabriel seguirá os trâmites legais para desincompatibilização do cargo antes do pleito, conforme determina a legislação eleitoral. A saída abre caminho para sua atuação política, enquanto a Polícia Civil de Santa Catarina deverá ter novo comando definido pelo governo estadual nos próximos dias.

Compartilhe