--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília
A bright comet with large dust and gas trails as the comets orbit brings it close to the Sun. Illustration.

“Cometa do Diabo” será visível no Brasil a partir de 21 de abril

Observadores em todo o país terão a chance de avistar o fenômeno celeste que retorna após décadas em órbita.

O cometa 12P/Pons-Brooks, popularmente apelidado de “Cometa do Diabo”, está prestes a oferecer um espetáculo celestial aos observadores brasileiros. Segundo informações divulgadas pelo Observatório Nacional e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir de 21 de abril, o fenômeno poderá ser avistado em todo o território nacional.

Este cometa, cuja órbita ao redor do Sol leva cerca de 71,3 anos para ser concluída, foi inicialmente descoberto em 1812 por Jean-Louis Pons e redescoberto independentemente em 1883 por William Robert Brooks.

O doutor em astronomia Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, explica que os cometas do tipo Halley, como este, são periódicos, com órbitas que variam entre 20 e 200 anos. Isso os diferencia dos cometas de longo período, cujas órbitas podem se estender por milhares de anos.

No próximo dia 21 de abril, o “Cometa do Diabo” alcançará seu periélio, o ponto de sua órbita mais próximo ao Sol. Isso o tornará mais visível, especialmente no Hemisfério Sul. No entanto, desde o início de abril, observadores na região Nordeste do Brasil já têm conseguido avistar o cometa, que começou a se tornar gradualmente mais perceptível.

Apesar da expectativa, Monteiro ressalta que não é possível determinar com certeza se o cometa será visível a olho nu, pois o brilho desses objetos celestes pode variar imprevisivelmente. Portanto, pode ser necessário o uso de binóculos ou telescópios para uma melhor observação.

O astrônomo também alerta que em 23 de abril, a presença da Lua cheia no céu pode dificultar a visualização do cometa, devido ao brilho excessivo do satélite natural da Terra.

Para avistar o “Cometa do Diabo”, os observadores devem direcionar seus olhares para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol. Ele estará visível logo após o crepúsculo, inicialmente abaixo da constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, entre 17h40 e 18h30. No entanto, encontrar um local com o horizonte oeste desobstruído pode ser desafiador, já que o cometa estará baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus.

Monteiro destaca ainda que alguns dias antes do periélio, o cometa estará próximo ao planeta Júpiter, o que facilitará sua localização e proporcionará um momento único de observação. Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, em 2 de junho estará mais próximo da Terra, embora sua visibilidade seja mais fraca, possivelmente exigindo o uso de binóculos.

A origem do apelido “Cometa do Diabo” remonta a uma observação feita em 20 de julho de 2023 pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona, na Hungria. Uma explosão cometária inesperada aumentou consideravelmente o brilho do cometa, distorcendo sua coma em forma de chifres. Essa peculiaridade levou muitos meios de comunicação a adotarem o apelido sugestivo para o objeto celeste.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!