--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Santa Catarina investirá R$ 3,2 milhões para impulsionar produção de cereais de inverno

Recurso destinado pelo governo visa reduzir dependência de importações de milho e incentivar diversificação na agricultura.

O governo de Santa Catarina está comprometido em fortalecer a produção de trigo, triticale e cevada no estado, anunciando um investimento de R$ 3,2 milhões neste ano para incentivar o cultivo desses cereais de inverno. Esse valor representa um aumento significativo de 60% em relação ao investimento realizado em 2023 e será direcionado ao Programa de Incentivo ao Cultivo de Cereais de Inverno, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR).

O principal objetivo desse programa é impulsionar a produção dessas culturas como uma estratégia para abastecer as cadeias produtivas de aves e suínos, reduzindo assim a dependência do estado pelas importações de milho para alimentação animal.

Santa Catarina possui uma cadeia produtiva de proteína animal significativa e em constante crescimento. No entanto, para atender essa demanda, o estado necessita anualmente de cerca de 8 milhões de toneladas de milho para a fabricação de ração. Com uma produção de milho na safra 2022/2023 de apenas três milhões de toneladas, segundo dados do Observatório Agro Catarinense, o déficit na relação de produção e consumo é de 5 milhões de toneladas, que precisam ser importadas de outras regiões.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destaca que esse programa não apenas contribui para a diversificação agrícola, mas também agrega valor à área rural.

“Além de reduzir custos e melhorar a competitividade da pecuária, o cultivo de cereais de inverno é uma alternativa de renda adicional para as famílias rurais, aproveitando áreas que estavam ociosas no inverno e proporcionando benefícios como a rotação de culturas”, afirma Colatto.

as culturas produzidas no inverno representam excelentes alternativas para suprir a escassez de milho utilizado na produção de ração animal, contribuindo assim para a sustentabilidade e autonomia da agricultura catarinense.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!