O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após uma piora em seu quadro clínico, conforme boletim médico divulgado nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025. A nota informou que Bolsonaro apresentou “piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos”, o que levou à programação de novos exames de imagem para avaliar sua condição. Ele segue em jejum oral, recebendo nutrição parenteral exclusiva, e mantém sessões de fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. A recomendação médica de não receber visitas persiste, embora aliados como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia tenham visitado o ex-mandatário nos dias 22 e 23 de abril, respectivamente. Não há previsão de alta da UTI.
Bolsonaro foi internado no dia 11 de abril, após sentir fortes dores abdominais durante um evento no Rio Grande do Norte. Transferido para Brasília, passou por uma cirurgia de 12 horas no dia 13 de abril para desobstrução intestinal e reconstrução da parede abdominal, devido a complicações decorrentes do atentado a faca sofrido em 2018. Desde então, a equipe médica, liderada pelo cirurgião Cláudio Birolini, divulga boletins quase diários, exceto na quarta-feira, 23 de abril, quando não houve atualização.
Além das questões de saúde, Bolsonaro enfrenta desdobramentos judiciais. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua intimação para apresentar defesa no caso que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. A gravidade do quadro clínico, somada às visitas de aliados e à pressão judicial, mantém o ex-presidente no centro das atenções, enquanto apoiadores realizam vigílias em frente ao hospital.
Íntegra do boletim médico:
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”