A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu três pessoas em Santa Cecília durante uma operação realizada na manhã de terça-feira (18/08). Os investigados são apontados como integrantes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) e estavam sob apuração por tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
De acordo com as autoridades, um dos presos ocupava a função de “disciplina” da facção no município, responsável por fiscalizar a conduta dos integrantes e aplicar punições internas. As agressões que resultaram em ferimentos gravíssimos a uma vítima teriam ocorrido por ordem desse investigado, utilizando uma barra de ferro.

Cumprimento de mandados
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em três endereços da cidade. Em uma das residências, os policiais apreenderam entorpecentes análogos a crack, cocaína e maconha, além de celulares. O morador e sua companheira foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Em outro endereço, vinculado à investigação, foram encontrados cerca de 43,7 gramas de substância análoga à maconha, um celular, dois porretes artesanais com pontas, dois socos ingleses e facas. O responsável pelo imóvel foi preso em flagrante por tráfico e também teve o mandado de prisão preventiva cumprido.
Um terceiro mandado foi cumprido contra outro investigado apontado como participante das agressões.
Procedimentos legais
Todos os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santa Cecília para os procedimentos cabíveis e permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil destacou que a operação reforça o compromisso da instituição no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, atuando de forma técnica e integrada para a proteção da sociedade.