A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária será verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de luz. A mudança ocorre após o sistema aplicar a bandeira amarela em novembro, que adicionava R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão foi motivada pelas chuvas recentes, que melhoraram os níveis das hidrelétricas e reduziram a necessidade de uso de termelétricas, mais caras e poluentes. Esta é a primeira vez que a bandeira verde retorna desde agosto, marcando um período de alívio para os consumidores após meses de tarifas elevadas.
Entre setembro e outubro, o sistema de bandeiras tarifárias chegou a aplicar os níveis mais altos de cobrança: bandeira vermelha, patamares 1 e 2. Em novembro, a bandeira amarela trouxe um pequeno alívio, agora intensificado com a bandeira verde.
“O sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta que promove o consumo consciente e informa a sociedade sobre os custos reais da geração de energia”, explicou Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel.
A redução no custo da energia elétrica também beneficia a economia, aliviando pressões sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que estava próximo ao limite superior da meta de inflação do Banco Central.