--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Aumenta para 4 o número de mortes por leptospirose relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual de Saúde confirma mais dois óbitos causados pela doença.

Desde o final de abril, o número de mortes por leptospirose relacionadas às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul aumentou. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais dois óbitos, elevando o total de mortes causadas pela doença para quatro no estado.

De acordo com o boletim divulgado pela SES, as duas novas mortes ocorreram entre os dias 18 e 19 de maio. A identidade das vítimas não foi divulgada, mas a secretaria informou que eram dois homens, de 50 e 56 anos, residentes nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença aumentou 65%, passando de 29 para 48 diagnósticos positivos.

A contaminação pela leptospirose pode ocorrer pelo contato da pele com a água contaminada, e os sintomas geralmente aparecem de 5 a 14 dias após a contaminação, podendo se manifestar até 30 dias.

Até o momento, as chuvas que assolam o estado já causaram 163 mortes. Segundo dados divulgados pela Defesa Civil, 469 municípios foram afetados pela catástrofe, com mais de 2,3 milhões de pessoas sendo afetadas pela tragédia. Cerca de 581.643 pessoas estão desalojadas e mais de 65 mil já se encontram em abrigos.

Compartilhe