Na tarde dessa quinta-feira (05), nossa equipe de jornalismo visitou o quartel da Polícia Militar de Santa Cecília, onde aconteceu reunião junto ao Conselho de Segurança do município (CONSEG).
Na oportunidade a Presidente do Conselho de Segurança, Fernanda, junto ao Comandante da Polícia Militar de Santa Cecília, Sargento Ortiz, apresentaram o Conseg e sua importância para a sociedade e seus objetivos.
Conheça mais sobre o Conseg:
- O que é um CONSEG?
A definição de CONSEG se encaixa perfeitamente na orientação do art. 144 da Constituição da Federal do Brasil, quando diz que a SEGURANÇA PÚBLICA é dever do Estado, mas também direito e RESPONSABILIDADE de todos. A ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde a comunidade poderia se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranqüilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.
Os CONSEGs são entidades de apoio às forças policiais e guardas municipais. Representam grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, os quais refletem na segurança e qualidade de vida local. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.
Portanto, são dois os pilares que dão sustentação para a criação de todo e qualquer CONSEG:
- Mobilizar e organizar a comunidade para autoproteção; e,
- Interagir de forma técnica e privilegiada com as forças de segurança pública local.
Quais são as finalidades do CONSEG?
Dentro dos conceitos que determinam o direcionamento da atuação de um CONSEG, várias finalidades podem ser desdobradas. Dentre as principais, citamos:
- Integrar a comunidade com as autoridades policiais, cooperando com as ações e estratégias integradas de segurança pública, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população e dos órgãos de segurança;
- Propor às autoridades policiais e públicas locais as definições de prioridades;
- Articular junto à comunidade a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais;
- Colaborar para a interação das unidades policiais, com vistas ao saneamento dos problemas comunitários.
Quem ganha com os CONSEGs?
Primeiro, a própria comunidade, porque os CONSEGs trarão reflexos na qualidade de vida da comunidade, proporcionando mais segurança e integração.
A polícia – pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz.
Você – porque esta é uma maneira de ter mais segurança pra você e sua família.
FONTE: CONSEG / RÁDIO ALVORADA 94.5 FM