Você conhece o CONSEG? Saiba mais sobre suas ações em benefício à sociedade

Escrito por em agosto 6, 2021

QUER RECEBER NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP?

 

Na tarde dessa quinta-feira (05), nossa equipe de jornalismo visitou o quartel da Polícia Militar de Santa Cecília, onde aconteceu reunião junto ao Conselho de Segurança do município (CONSEG).

 

Na oportunidade a Presidente do Conselho de Segurança, Fernanda, junto ao Comandante da Polícia Militar de Santa Cecília, Sargento Ortiz, apresentaram o Conseg e sua importância para a sociedade e seus objetivos.

 

Conheça mais sobre o Conseg:

 

  • O que é um CONSEG?

A definição de CONSEG se encaixa perfeitamente na orientação do art. 144 da Constituição da Federal do Brasil, quando diz que a SEGURANÇA PÚBLICA é dever do Estado, mas também direito e RESPONSABILIDADE de todos. A ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde a comunidade poderia se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranqüilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

Os CONSEGs são entidades de apoio às forças policiais e guardas municipais. Representam grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, os quais refletem na segurança e qualidade de vida local. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Portanto, são dois os pilares que dão sustentação para a criação de todo e qualquer CONSEG:

  1. Mobilizar e organizar a comunidade para autoproteção; e,
  2. Interagir de forma técnica e privilegiada com as forças de segurança pública local.

 

Quais são as finalidades do CONSEG?

Dentro dos conceitos que determinam o direcionamento da atuação de um CONSEG, várias finalidades podem ser desdobradas. Dentre as principais, citamos:

  1. Integrar a comunidade com as autoridades policiais, cooperando com as ações e estratégias integradas de segurança pública, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população e dos órgãos de segurança;
  2. Propor às autoridades policiais e públicas locais as definições de prioridades;
  3. Articular junto à comunidade a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais;
  4. Colaborar para a interação das unidades policiais, com vistas ao saneamento dos problemas comunitários.

 

Quem ganha com os CONSEGs?

Primeiro, a própria comunidade, porque os CONSEGs trarão reflexos na qualidade de vida da comunidade, proporcionando mais segurança e integração.
A polícia – pois pode contar com a ajuda da comunidade, facilitando seu trabalho e tornando-o mais eficaz.
Você – porque esta é uma maneira de ter mais segurança pra você e sua família.

 

 


 

 FONTE: CONSEG / RÁDIO ALVORADA 94.5 FM

 


 

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST