O músico e integrante da banda gaúcha Nenhum de Nós, João Vicenti, partiu nesta terça-feira, dia 26, na capital gaúcha. Aos 58 anos, ele lutava contra um câncer no rim, conforme informado pelas redes sociais da banda.
Um adeus à gaita de João Vicenti
Na noite de terça-feira, 26 de março, a gaita de João Vicenti Vieira dos Santos, membro do Nenhum de Nós, silenciou. Após uma batalha de seis meses contra o câncer, o músico faleceu no Hospital da PUC, em Porto Alegre.
Nascido em São Gabriel, filho do renomado gaiteiro e folclorista Lídio Vieira dos Santos, João Vicenti deixou sua marca como pioneiro e inovador do rock brasileiro, introduzindo o acordeom nas melodias da banda em 1994.
Músicos de todo o Brasil lamentam a partida do artista, lembrando sua generosidade, genialidade e bom humor. O prefeito Lucas Menezes decretou luto oficial de três dias em memória ao artista, homenageado como “capataz” da Feira do Livro de São Gabriel em 2021.
João Vicenti enfrentava um câncer no rim e faleceu devido a complicações hepáticas no Hospital da PUC, em Porto Alegre. O velório ocorre na capela ecumênica do Crematório Metropolitano de Porto Alegre até as 18 horas desta quarta-feira, dia 27.
Seu último espetáculo com a banda foi em janeiro deste ano, em São Francisco de Paula, na região serrana do Rio Grande do Sul. Amigos o descrevem como um “revolucionário no acordeon”, capaz de tocar diversos instrumentos, como piano, gaita, gaita de botão, gaita cromática e violão.