Santa Catarina começou 2025 com um desempenho expressivo na abertura de novas empresas. De acordo com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), foram registrados 31.970 novos negócios em janeiro, um aumento de 44,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando 22.183 empresas foram criadas. O crescimento reforça a evolução do ambiente empreendedor no estado, impulsionado por políticas de incentivo e inovação.
Um dos destaques do levantamento foi a faixa etária dos novos sócios. Em janeiro de 2025, a maioria dos empreendedores tem entre 21 e 30 anos, totalizando 12.948 registros, evidenciando o aumento da participação jovem no setor empresarial catarinense.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui os resultados ao bom desempenho econômico do estado. “Nossa economia cresce 5,6%, acima da média nacional, o que favorece o ambiente de negócios. Além disso, há incentivos importantes, como o Juro Zero e o Pronampe, que facilitam a formalização e impulsionam a competitividade dos empreendedores”, destaca.
Os setores que mais se destacaram na abertura de empresas em janeiro foram o comércio varejista e atacadista, com 5.510 novos negócios; transporte, armazenagem e correio, com 4.882 registros; além de atividades administrativas, indústria de transformação e construção civil.
Outro fator positivo foi o saldo entre empresas abertas e fechadas. Enquanto em janeiro de 2024 o saldo foi de 10.835 empresas, neste ano o número subiu para 17.737, um crescimento de 63,7%. O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, reforçou que iniciativas como o SC Bem Mais Simples e o Simplifica SC têm sido fundamentais para facilitar o processo de abertura de empresas e fomentar o empreendedorismo no estado.