--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Próximos três meses devem ter temperaturas elevadas e chuva abaixo da média em SC

QUER RECEBER NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP?

CLIQUE AQUI

Os próximos três meses em Santa Catarina devem ter chuva abaixo da média climatólógica, segundo a previsão divulgada pela Epagri/Ciram. Além disso, as temperaturas estarão mais elevadas do que geralmente são registradas nesta época do ano.

Normalmente, o inverno tem pouca chuva em agosto. Segundo o órgão, o risco de temporal com granizo e ventania existe, mas está associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala que são mais comuns a partir de setembro.

De acordo com a Epagri, no mês de agosto a média de chuva deve subir um pouco, em relação a julho, variando de 110 a 190 milímetros no Oeste, Meio-Oeste e Planalto, e de 110 a 150 milímetros no Vale do Itajaí e Litoral.

Em setembro e outubro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados. Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro, os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 milímetros no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 milímetros nas demais regiões.

A Epagri informou que neste ano, com a atuação do fenômeno La Niña, a primavera terá risco maior para eventos extremos com chuva forte em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

Temperaturas altas

Agosto, setembro e outubro devem ter temperatura acima da média climatológica no Estado. Em agosto, os termômetros devem estar mais próximos à normalidade; já em setembro e outubro a temperatura deve estar mais alta.

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão de temperaturas acima da média não decreta completamente o fim do inverno porque ainda são esperados episódios de frio com temperatura negativa e formação de geada nas áreas altas do Estado, principalmente no Planalto Sul.

Se o frio chegar associado a umidade, a possibilidade de neve também não está descartada. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Fonte: Rádio Educadora

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!