--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Polícia Civil de Santa Catarina Alerta sobre Golpe via WhatsApp em Processos Judiciais

Golpistas se passam por advogados para enganar cidadãos com promessas de pagamentos em processos judiciais.

Nesta quinta-feira, dia 25, a Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta à população sobre um golpe recorrente que vem sendo aplicado no estado. O golpe envolve o envio de mensagens pelo WhatsApp, onde os golpistas se passam por advogados ou funcionários de escritórios de advocacia.

Utilizando fotos dos profissionais ou logomarcas dos escritórios, os golpistas informam aos clientes sobre supostas novidades em seus processos, como o recebimento de pagamentos. Para isso, solicitam aos clientes uma transferência via Pix para cobrir taxas administrativas, alegando que isso é necessário para liberar os valores envolvidos nos processos.

A Polícia Civil alerta que os golpistas chegam a mencionar o número correto dos autos dos processos, o que pode conferir uma aparência de legitimidade às mensagens fraudulentas.

Essa prática configura, em tese, o crime de fraude eletrônica, com pena prevista de 4 a 8 anos de prisão. Diante disso, a Polícia Civil orienta que, ao receber mensagens suspeitas dessa natureza, é fundamental buscar um contato confiável do respectivo escritório de advocacia para confirmar a veracidade das informações apresentadas.

Além disso, é crucial observar se o destinatário da chave Pix fornecida é diferente do profissional contratado, pois isso pode ser um indicativo de tentativa de fraude. O cuidado e a vigilância são essenciais para evitar cair em golpes dessa natureza.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!