Garopaba lidera registros de chuva com 377.5 mm acumulados; Pontes interditadas e alertas para alagamentos em diversas cidades.
Após um fim de semana marcado por intensas chuvas, muitos municípios de Santa Catarina enfrentam sérios problemas de alagamentos e interdições. A cidade de Garopaba, com 377.5 mm de chuvas acumuladas em apenas quatro dias, lidera os registros de precipitação, seguida por Praia Grande e Antônio Carlos.
A Defesa Civil do estado emitiu alertas para a possibilidade de alagamentos e enxurradas em várias cidades, incluindo Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara e Águas Mornas para as próximas horas.
As consequências das chuvas são visíveis, com estradas inundadas e interdições de pontes. Em São José, na Grande Florianópolis, a SC-281 ficou inundada, enquanto a ponte que conecta Palhoça e São José foi fechada preventivamente devido ao aumento do nível do rio e a um deslizamento na região.
O Centro Integrado de Cultura (CIC) também sofreu danos, com áreas isoladas devido a vazamentos e goteiras, afetando o acesso ao Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Além disso, uma queda de barreira interditou a BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, sem previsão de liberação.
A situação se tornou ainda mais crítica em Garopaba, onde um pai e uma filha foram resgatados após ficarem ilhados em uma cachoeira, e em São João Batista, que enfrenta alagamentos e interdições de pontes, além de problemas no sistema de captação de água.
A população está em alerta máximo, enquanto equipes de resgate e órgãos de defesa civil trabalham incansavelmente para garantir a segurança e assistência aos afetados pelas chuvas intensas que assolam o estado.