--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Ministério da Saúde inicia nova fase do Epicovid 2.0 para estudar sequelas da Covid-19

Moradores de sete cidades catarinenses serão entrevistados para avaliar condições pós-Covid e subsidiar políticas públicas.

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da coleta de dados do estudo “Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil”, conforme anunciado na sexta-feira, dia 15. Dessa vez, os moradores de Florianópolis, Criciúma, Lages, Chapecó, Caçador, Joinville e Blumenau serão entrevistados, com o objetivo de levantar informações para subsidiar a criação de políticas públicas voltadas ao tratamento das chamadas condições pós-Covid, conhecidas como Covid longa, que são as sequelas da doença.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, ressaltou que a pesquisa faz parte do esforço contínuo do Ministério da Saúde no monitoramento da Covid-19 desde maio de 2023. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 20% das pessoas desenvolvem condições pós-Covid, independentemente da gravidade da doença. Por isso, é fundamental para o Brasil investigar esses dados para expandir serviços como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

O epidemiologista Pedro Hallal, coordenador do estudo, explicou que a coleta de dados deve durar entre 15 e 20 dias. Diferentemente das fases anteriores, não serão realizados testes de Covid ou coleta de sangue. A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada município que participaram das etapas anteriores, com entrevistadores visitando residências para questionar sobre vacinação, histórico de infecção, sintomas persistentes e impactos na vida cotidiana.

As entrevistas serão conduzidas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo Ministério da Saúde, com os entrevistadores devidamente identificados. As prefeituras das 133 cidades envolvidas no estudo foram comunicadas e orientadas a esclarecer dúvidas da população. Essa iniciativa visa contribuir para um melhor entendimento das sequelas da Covid-19 e para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública mais eficazes.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!