--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Ministério da Educação avança em estudo para criação de instituto binacional Brasil-Paraguai

Reunião entre representantes de ambos os países e universidades marca progresso no projeto.

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), deu continuidade ao estudo de viabilidade para a criação de um instituto binacional envolvendo Brasil e Paraguai, em uma nova reunião do Grupo de Trabalho (GT).

O encontro, realizado na sexta-feira, dia 12 de abril, na Faculdade de Filosofia (Fafi) da Universidade Nacional do Leste (UNE), no Paraguai, reuniu representantes dos Ministérios da Educação de ambos os países, bem como da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e diplomatas.

Os participantes discutiram diversos tópicos, incluindo o parecer jurídico da assessoria da reitoria da UNE, o estabelecimento de comissões de trabalho e a apresentação de propostas pela Unila, incluindo a implementação de um formulário de pesquisa online para consulta às comunidades.

Tania Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes), da Sesu, destacou o avanço do trabalho e enfatizou os próximos passos, que incluem a análise jurídica da proposta pela parte brasileira e a realização de uma consulta internacional às comunidades acadêmicas e à sociedade em geral.

O projeto está programado para avançar em maio com a realização de um seminário que contará com a participação das comunidades acadêmicas da Unila e da UNE. A reitora da Unila, Diana Araújo Pereira, expressou otimismo com os avanços, ressaltando a importância da reunião para solidificar o caminho rumo à implementação de um instituto binacional com características únicas e colaborativas entre as duas universidades.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!