Nota divulgada na quarta-feira (24) esclarece que as inscrições para o Programa Universidade para Todos devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Ministério da Educação (MEC) emitiu um alerta para a população sobre golpes relacionados às inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni). A nota, divulgada na quarta-feira (24), reforça que a inscrição no Prouni é totalmente gratuita e deve ser realizada apenas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O aviso do MEC veio após a remoção de um site falso que imitava a página oficial do Prouni, induzindo os usuários a erro. Este site falso solicitava dados dos candidatos e cobrava uma taxa de R$ 100 para finalizar a inscrição, ameaçando os inscritos de desclassificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso não efetuassem o pagamento. A cobrança de qualquer valor para a inscrição no Prouni é indevida e ilegal.
Inscrições oficiais
As inscrições para o Prouni foram abertas na terça-feira (23) e podem ser feitas até sexta-feira (26), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta segunda edição de 2024, o MEC oferece 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%), distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes.
Para se inscrever, o candidato precisa acessar o portal Gov.br com login de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados. É necessário fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos, preencher dados cadastrais próprios e do grupo familiar, e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato.
Os candidatos podem consultar detalhadamente as bolsas disponíveis por curso, turno, instituição e local de oferta no mesmo portal.
Critérios de participação
Para participar do processo seletivo do Prouni, o candidato deve ter participado do Enem nas edições de 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. A renda familiar per capita não deve exceder um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais. O programa é destinado a estudantes sem diploma de nível superior.