Golpe do whatsapp está sendo aplicado em Santa Cecília e região, saiba o que fazer:

Escrito por em janeiro 28, 2022

 

 

Nesta semana uma moradora de Santa Cecília foi vítima de um golpe no whatsapp tendo sua conta no aplicativo clonada. A prática desse crime é comum no país, onde o criminoso se passa por uma determinada pessoa e envia uma mensagem para os contatos da vítima, pedindo dinheiro.

 

O golpista enviou uma mensagem se passando pela vítima para nosso jornalista Jardel Alves, confira a imagem abaixo:

 

 

 

Suspeitando se tratar de golpe desde o início da conversa, na tentativa de descobrir mais sobre o autor do crime, várias perguntas foram feitas, porém o mesmo continuou enviando mensagens afirmando que precisava do depósito e que só poderia ser através de depósito em conta, sem a possibilidade de pix ou pagamento em mãos.

 

Sendo assim, o próximo passo foi avisar as pessoas próximas a vítima, mas ao entrar em contato, os mesmos já estavam ciente e informaram que o golpista enviou a mensagem para vários outros contatos, confira:

 

 

Para evitar que você seja vítima desse golpe, saiba o que fazer:

 

O que fazer em caso de clonagem

 

Caso alguém esteja se passando por você no WhatsApp, a melhor saída é informar seus contatos sobre o golpe. Como o aplicativo não oferece um meio para derrubar a conta mal intencionada, a saída é dar as seguintes dicas para seus amigos e familiares:

  • Desconfie de mensagens atípicas;
  • Desconfie se alguém com sua foto enviar uma mensagem por um número desconhecido;
  • Se uma pessoa pediu dinheiro pelo aplicativo, use o número dela que você salvou na lista de contatos para verificar se a transferência realmente é necessária.

 

O que fazer em caso de roubo

 

Em situações de roubo de conta, o WhatsApp oferece mecanismos para a vítima tentar recuperar o acesso às suas conversas.

  1. Tente repetidamente ativar sua conta por SMS, até ela ficar inativa – o aplicativo provavelmente vai impedir o acesso por conta da confirmação em duas etapas que os invasores configuraram;
  2. Aguarde sete dias corridos;
  3. Peça novamente a ativação de seu número do WhatsApp por SMS.

 

Como proteger o WhatsApp

 

O WhatsApp tem alguns recursos que ajudam a diminuir as chances deque alguém tenha acesso às suas informações de maneira indevida.

 

 

Para tentar evitar que sua conta seja clonada, uma opção é restringir sua foto de perfil apenas para seus contatos.

Essa medida impede que um desconhecido comece uma conversa com você apenas para conseguir sua foto de perfil – considere também restringir quem pode ver sua foto em outras redes sociais. Para limitar quem tem acesso à imagem da sua conta, siga estes passos:

  1. Abra o menu do WhatsApp (o ícone de três pontinhos na tela inicial);
  2. Clique em Configurações;
  3. Selecione a opção Conta;
  4. Acesse Privacidade;
  5. Clique em Foto de Perfil e, em seguida, escolha Meus Contatos.

 

Para se proteger de roubo de conta, ative uma senha no aplicativo. A confirmação em duas etapas, como é chamada, permite cadastrar um código PIN que será pedido pelo app quando houver a tentativa de habilitar sua conta em outro celular. Veja como ativar uma senha no WhatsApp:

  1. Acesse o menu do WhatsApp;
  2. Selecione Configurações;
  3. Clique em Conta;
  4. Acesse Confirmação em duas etapas;
  5. Clique em Ativar;
  6. Siga as orientações do WhatsApp e insira uma senha de 6 dígitos e seu e-mail.

 

Na seção Conta das configurações do WhatsApp, também é possível acessar a área Segurança e verificar se estão ativadas as notificações que mostram se um contato instalou o app em outro celular.

Caso alguém peça dinheiro emprestado logo após essa notificação aparecer, é possível desconfiar que trata-se de um golpe.

O WhatsApp também permite saber em quais dispositivos a sua conta está ativa. Para verificar, basta acessar o menu do aplicativo e clicar em Aparelhos conectados.

A área mostra os navegadores e computadores em que sua conta foi habilitada. Se você não reconhecer um deles, basta tocar no item e selecionar a opção Desconectar.

Esses recursos ajudam a reduzir as chances de desconhecidos terem acesso às suas informações no WhatsApp. E lembre-se: algumas das ferramentas também estão disponíveis em outros aplicativos.

 

 

Fonte: Rádio Alvorada 94,5 FM
Com informações do G1

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST