--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília

Gabigol, do Flamengo, é suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping

Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem conclui julgamento e jogador só poderá retornar aos jogos a partir de abril de 2025.

O jogador do Flamengo, Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude em um exame antidoping, conforme decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) anunciada nesta segunda-feira, dia 25. O julgamento, que teve início na semana passada, durou pouco mais de duas horas.

A pena, prevista no regulamento antidopagem, começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta do exame no centro de treinamento do clube, embora o jogador estivesse em atividade no último ano. Isso significa que Gabigol está impedido de jogar até abril de 2025. Cabe recurso da decisão por parte do jogador.

O Tribunal considerou que houve “atraso substancial” entre a coleta do exame em 2023 e a denúncia no fim do ano passado. Gabigol foi acusado de infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”, podendo acarretar em suspensão de até quatro anos.

A defesa de Gabigol contou com o testemunho do bioquímico LC Cameron, que discutiu métodos e técnicas de detecção de exames antidoping. No entanto, a decisão do tribunal foi pela suspensão do jogador, mesmo após a argumentação da defesa.

O jogador poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, em um tribunal da Fifa. O Flamengo, em nota oficial, expressou surpresa com a decisão e afirmou que auxiliará o atleta na apresentação do recurso, alegando que não houve fraude.

O caso envolveu a acusação de Gabigol dificultar a realização do antidoping, mesmo tendo feito o exame e testado negativo. Os relatos apontam para a demora do jogador para realizar o exame, além de não seguir os procedimentos indicados e desrespeitar a equipe responsável pela coleta. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude em maio do ano passado.

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!