Frio intenso, chuva congelada, neve e ciclone: veja previsão do tempo para SC nesta terça-feira

Escrito por em maio 17, 2022

 

 

A terça-feira (17) tem a presença da massa de ar frio – de origem polar – que avançou a partir do Oeste de Santa Catarina. Ela já vem trazendo temperaturas baixas em grande parte do Estado, sobretudo do Oeste ao Planalto.

 

O dia amanheceu com temperatura em torno de 0°C na Serra e com mínimas de 3°C a 7°C em muitas cidades do Planalto Norte, Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste. Ao longo da tarde o frio será mais forte do Oeste à Serra, já que as máximas não deverão passar muito da casa dos 9°C aos 13°C. Nas outras regiões, como Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte, a temperatura não fica tão baixa. Nessas áreas a tarde terá algo de 17°C a 19°C.

 

Sobre as demais condições do tempo, a terça-feira (17) será de sol e nuvens em grande parte das cidades catarinenses, com mais nuvens na Serra, Meio-Oeste e Oeste – onde até um chuvisco e/ou chuva fraca de forma isolada pode acontecer.

 

CHUVA CONGELADA E/OU NEVE

Ao longo desta terça-feira (17) – indo no máximo até a madrugada de quarta-feira (18) – há previsão tanto para chuva congelada quanto para neve. Isso vale para a Serra gaúcha e para a Serra catarinense. Com menor possibilidade – essa previsão vale ainda para cidades do Meio-Oeste de SC (mais perto da divisa com OR) e para o Sul do Paraná.

 

 

CICLONE E O VENTO

Imagens de satélite da madrugada de terça-feira já mostravam a presença do ciclone sobre o oceano entre o Litoral do Uruguai e o Sul gaúcho. Esse ciclone deverá se aproximar ainda mais do Sul e Leste do RS ao longo desta terça.

 

O vento nestas duas regiões do Rio Grande do Sul deverá se aproximar de algo entre 100 km/h e 120 km/h – em forma de rajadas. Em poucas áreas podemos ter até um pouco mais que isso. O vento só irá acalmar nesta parte do RS ao longo da quarta-feira (18).

 

Para Santa Catarina, o vento associado ao ciclone irá começar na medida em que ele avança pelo mar em direção a altura aqui do Estado. Isso deverá ocorrer na noite de terça (17) em direção ao turno da manhã de quarta (18), que deve ser o período de pico da ventania.

 

Na maior parte de SC o vento não será tão forte. Algo na casa dos 40 km/h a 60 km/h. Porém, pontualmente – em algumas áreas – ele poderá se aproximar dos 80 km/h a 100 km/h – especialmente entre Serra, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

Importante destacar que no final da quarta-feira (18), e principalmente na quinta (19), o ciclone estará mais afastado – em alto mar – fazendo com que o vento vá diminuindo no Sul do país.

 

REAÇÕES NO MAR

O deslocamento do ciclone irá fazer o mar reagir com ondas em torno de 3 metros entre o Litoral do RS e a faixa do Litoral de SC, que vai do Sul até a Grande Florianópolis.

 

No RS, entre o final desta terça e a quarta, e em SC – mais do final da quarta para quinta. Junto com isso, temos lua cheia – o que irá trazendo picos maiores de maré nas áreas costeiras, provocando alagamentos.

 

 

Fonte: Meteorologista Leandro Puchalski – NSC
Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST