Um grave engavetamento envolvendo duas carretas e uma van bloqueou totalmente a BR-376, no litoral do Paraná, na manhã desta quarta-feira (12). O acidente ocorreu por volta das 4h45 no km 667 da rodovia, entre os municípios de Tijucas do Sul e Guaratuba, a menos de 30 quilômetros de Garuva (SC).
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas, incluindo duas crianças. Duas vítimas — um jovem de 21 anos e uma criança — foram socorridas em estado grave. Os demais feridos apresentaram lesões leves.

Dinâmica do acidente
A van envolvida no acidente transportava 17 pessoas de uma mesma família de Prudentópolis (PR), que se dirigia ao parque Beto Carrero, em Penha (SC). De acordo com testemunhas, a pista estava em obras no momento do acidente. O motorista de uma das carretas teria perdido o controle do veículo, colidido com outro caminhão e atingido a van, que pegou fogo.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os veículos completamente destruídos. Uma das vítimas descreveu o episódio como um “livramento”, diante da gravidade da colisão.
Atendimento e liberação da pista
Equipes da PRF, da concessionária Arteris Litoral Sul e do Corpo de Bombeiros atuaram no atendimento às vítimas e na remoção dos veículos. O bloqueio da pista começou no km 662, em frente à unidade da PRF em Tijucas do Sul. Por volta das 7h, o congestionamento já alcançava 18 quilômetros.
A pista foi totalmente liberada por volta das 11h, segundo a Arteris. A PRF reforçou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e recomendou atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela região.
O caso segue sob apuração pelas autoridades competentes.