Nas eleições municipais de 2024, os eleitores brasileiros votarão para escolher prefeitos e vereadores em todo o país. Para garantir que o processo seja rápido e eficiente, a ordem de votação na urna eletrônica segue um fluxo estabelecido. Confira a seguir como será o processo de votação e quais cargos aparecem primeiro.
Ordem de votação
Nas eleições municipais, o eleitor votará em dois cargos:
- Vereador
- Prefeito
Essa ordem é padrão e será seguida em todos os municípios do Brasil, exceto no Distrito Federal, onde não há eleições municipais.
Como votar
- Vereador: O eleitor deve digitar o número do candidato escolhido, que tem cinco dígitos. Após digitar o número, aparecerá a foto, o nome e o partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla “Confirma” (verde). Se quiser corrigir, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” (laranja).
- Prefeito: Em seguida, o eleitor vota para prefeito. O número do candidato a prefeito tem dois dígitos. Assim como na votação para vereador, ao digitar o número, aparecerão na tela a foto do candidato e de seu vice-prefeito, além do nome e partido. O processo de confirmação e correção é o mesmo.
Voto nulo e branco
- Voto nulo: O eleitor pode anular o voto digitando um número inexistente para os cargos.
- Voto em branco: Para votar em branco, o eleitor deve apertar a tecla “Branco” na urna e, em seguida, confirmar.
Eleições em dois turnos
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato a prefeito obtiver mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, será realizado um segundo turno para prefeito no dia 27 de outubro.
Agora que você conhece a ordem de votação, basta estar preparado no dia 6 de outubro para fazer valer seu voto com segurança e consciência.