--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília
Créditos da Imagem: Reprodução/Yandex Imagens

Curso gratuito sobre aleitamento materno abre inscrições em Santa Catarina

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) abriu inscrições para o curso online “Manejo do Aleitamento Materno: boas práticas baseadas em evidências”, voltado à qualificação de profissionais que atuam com mulheres no período gravídico-puerperal. A capacitação é gratuita, tem carga horária de 30 horas e será realizada entre os dias 19 de novembro e 18 de dezembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro.

Desenvolvido integralmente pela equipe técnica da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), o curso tem como objetivo promover uma assistência integral, humanizada, ética e reflexiva no manejo do aleitamento materno. “O curso é focado na promoção do aleitamento materno. O objetivo é qualificar os profissionais sobre novas boas práticas e evidências científicas”, afirmou Aline Daiane Schlindwein, diretora da ESPSC.

A proposta pedagógica inclui aulas teóricas, vídeos explicativos e demonstrações práticas, estruturadas com base nos princípios da educação permanente em saúde e na abordagem crítico-reflexiva. O conteúdo programado está dividido em três unidades:

  • Unidade 1: Amamentação
  • Unidade 2: Intercorrências
  • Unidade 3: Aconselhamento e rede de apoio

Segundo a SES, o leite materno é essencial nos primeiros dias de vida do bebê, por ser rico em anticorpos, nutrientes e proteínas, além de fortalecer a imunidade e proteger contra infecções. O ato de amamentar também contribui para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

A capacitação está disponível para profissionais da saúde e demais interessados, com acesso remoto e flexível. O curso integra as ações da SES voltadas à promoção da saúde materno-infantil e à valorização da prática do aleitamento como estratégia de cuidado integral.

Compartilhe