Santa Catarina registrou uma queda de 25% em duas semanas no número de pacientes em tratamento contra a Covid-19, apontou pesquisa do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conforme o documento, publicado nesta segunda-feira (2), a tendência é que esse dado caia ainda mais.
Em 16 de julho, havia 17.974 pacientes em tratamento contra a Covid-19 no estado. Já em 30 de julho, eram 13.523. Essas pessoas ainda podem transmitir o vírus. Nesta segunda, o número de casos ativos caiu para 11.829.
O governador do estado, Carlos Moisés, atribuiu esta queda ao avanço da vacinação. Ao menos metade dos moradores do estado recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid.
“O nosso principal foco no enfrentamento à pandemia tem sido levar a vacina ao maior número possível de catarinenses, avançando tanto nos grupos prioritários quanto nas faixas etárias”, disse.
A Secretaria de Estado da Saúde, porém, destacou que é preciso manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus, como uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e ventilação dos ambientes.
O boletim do Necat também apontou que houve queda de 21% na média de novos casos de Covid por dia em relação aos últimos 14 dias. Também há tendência que esse indicador continue caindo.
Apesar da melhora nesses fatores, o estudo alertou que “a pandemia ainda continua em uma situação grave”, já que a transmissão do vírus segue rápida e que, apesar da queda, a média diária de novos casos é de 1.625, o que ainda é um número significativo.
Situação da Covid-19 em SC
De acordo com o boletim desta segunda do governo do estado, Santa Catarina registrou 1.115.302 pessoas contaminadas com o coronavírus desde março de 2020. Desse total, 18.023 morreram.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública é de 75,11%. Se foram levados em conta apenas os leitos adulto Covid, a ocupação é de 60,40%.
O estado está há três semanas sem pacientes na lista de espera por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.
No quesito vacinação, foram aplicadas 3.645.484 primeiras doses em Santa Catarina, o que representa 50,27% da população. Desse total, 1.495.975 pessoas receberam também a segunda dose, o que corresponde a 20,63% da população.