Confira a previsão do tempo para o início da semana:

Escrito por em maio 16, 2022

 

 

A segunda-feira (16) é o dia onde aos poucos a primeira massa de ar frio polar de 2022 começa a influenciar o tempo. As temperaturas já estarão baixas na faixa do Oeste até a Serra ao longo da tarde.

Em grande parte de Santa Catarina teremos máximas entre 20 e 23°C, mas não deverá passar dos 12°C na Serra e dos 14°C no Meio Oeste e Oeste. O dia terá sol e nuvens com a nebulosidade mais presente do Oeste a Serra.

 

TERÇA-FEIRA COM FRIO

 

O dia deverá amanhecer com temperaturas típicas de inverno sendo cada região com a sua intensidade. Ao amanhecer a previsão é de:

 

0 a 2°C Serra

3 a 5°C Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte

6 a 8°C Vale do Itajaí (especialmente o Alto Vale)

8 a 10°C Sul e Litoral

12 a 14°C Norte

 

O dia terá sol e algumas nuvens em grande parte das cidades. Quem menos terá a presença do sol é a faixa da Serra ao Oeste onde até mesmo uma chuva fraca e/ou chuvisco isolado há condições de ocorrer.

 

NEVE

 

Há previsão para queda de neve em duas regiões. Cidades mais altas das Serras Gaúchas e Catarinenses e a faixa entre o Sul do Paraná e Meio Oeste de SC. Duas janelas para ocorrência de neve. Final da noite de segunda até a manhã de terça e depois noite de terça até o amanhecer de quarta.

 

Importante destacar que entre Serra do RS, Serra de SC, Meio Oeste e Oeste de SC e Sul do Paraná há chance de chuva congelada.

 

FRIO

 

Ao longo da semana as temperaturas seguirão baixas. Importante destacar que o frio não se dará por temperaturas do amanhecer extremamente baixas, mas principalmente pelas tardes que terão temperaturas menores. Sempre mais frio da Serra para o Oeste do que na faixa do Litoral que terá frio, mas não tão intenso.

 

MUITA ATENÇÃO COM O VENTO

 

Ao longo do período de terça (17) para quarta (18) deveremos ter um ciclone – por enquanto classificado como subtropical – atuando sobre o oceano, mas com deslocamento muito próximo do Litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso deverá trazer fortes rajadas de vento da seguinte forma:

 

Rio Grande do Sul: Terça com vento de 50 a 70 km/h em muitas cidades, mas com picos de 100 a 120 km/h no Litoral, sobretudo o Sul, e Leste – região da Grande Porto Alegre. A partir de quarta ao vento começa a diminuir;

 

Santa Catarina: ao longo da terça dia rajadas de 40 a 60 km/h com destaque para a Serra. Noite para quarta o vento aumenta de intensidade se aproximando dos 80 km/h entre Serra e Litoral Sul. Vento mais forte na madrugada/manhã de quarta com picos de 80 a 100 km/h no Sul, Litoral e Grande Florianópolis. Demais regiões, 50 a 70 km/h.

 

TAMANHO DAS ONDAS

 

A presença do ciclone faz com que tenhamos ondas grandes que na terça da tarde para a noite já comece ter picos de 3 metros no litoral do RS, sobretudo no litoral Sul. Em SC, ondas de 2,5 a 3 metros de quarta à tarde para quinta com destaque para a faixa da Capital as praias do Sul do Estado.

 

SENSAÇÃO TÉRMICA

 

Chamo atenção que as temperaturas baixas associado ao vento deverá trazer sensação térmica muito baixa ficando nas áreas de Serra até mesmo sensação de frio abaixo de zero.

 

 

Fonte: Meteorologista Leandro Puchalski
Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST