Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (03)

Escrito por em maio 3, 2022

 

As nuvens irão predominar trazendo previsão de chuva a qualquer horas em todas as regiões de SC. Importante destacar que ainda estamos no processo – final, mas estamos – de formação do ciclone. Então o que mais chama atenção é a chuva que tem condições de ser forte em momentos do dia. Quanto mais para o Sul, Serra e Grande Florianópolis maior a possibilidade.

 

Ao longo do dia já começamos a ter algumas rajadas de vento no Litoral, sobretudo no Sul. Rajadas de 40 a 60 km/h.

 

ATENÇÃO

 

Durante a última segunda-feira (2) tivemos chuva em todo o Estado, mas com volumes maiores entre Serra, Sul e Grande Florianópolis. Nas duas primeiras regiões tiveram só na segunda mais chuva que o normal do mês de Maio inteiro que é algo entre 90 e 110 mm. As cidades que mais tiveram chuva nas estações do Ciram foram:

 

Siderópolis e São Joaquim: 127 mm

Campo Belo do Sul: 118 mm

Urussanga: 114 mm

São Martinho: 110 mm

Anchieta (Oeste): 109 mm

Nova Veneza e Braço do Norte: 105 mm

Lages (Coxilha Rica): 102 mm

Rio Fortuna: 101 mm

Tubarão: 95 mm

Criciúma e Meleiro: 88 mm

Jaguaruna: 87 mm

Florianópolis: 84 mm

Urupema: 81 mm

 

A questão é preocupante porque entre esta terça (3) e a quarta (4) ainda há muita chuva para acontecer entre o Sul, Serra e Grande Florianópolis. Um dos simuladores do tempo chegam a indicar que neste dois dias ainda tenhamos algo entre 150 e 250 mm como podemos ver na figura abaixo:

 

 

 

Com isso, no final desse evento extremo de formação de ciclone a faixa entre Serra, Sul e Grande Florianópolis poderá ter algo entre 250 a 350 mm, ou seja, o triplo ou um pouco mais chuva que o normal de todo mês de Maio. Muita atenção as áreas de risco!!

 

QUARTA-FEIRA

 

O ciclone mais formado já estará pelo mar, mas na altura do Sul do Brasil. Ainda teremos chuva, mas aos poucos começa a intercalar com períodos de melhoria. Quanto mais da Serra para o Oeste, mais condições de aberturas de sol. Ainda há chance de chuva forte, mas mais localizada e um pouco mais concentrada entre Sul e Grande Florianópolis. Entre o final da tarde e a noite começa a ter mais vento com rajadas no Litoral e áreas próximas. Quanto mais no Litoral Sul, maior a chance. Rajadas de 60 a 80 km/h.

 

QUINTA-FEIRA

 

As rajadas de vento estarão presentes na mesma intensidade e na mesma região que do final da quarta. No final do dia, o vento começará a acalmar. O sol já estará presente entre nuvens com retorno gradativo do tempo seco.

 

CONDIÇÕES DO MAR

 

Muita atenção com a navegação ao longo desta terça. Ondas de até 3 metros estão previstas nas praias de mar aberto. Ao longo da quarta, mas principalmente na quinta-feira o mar vai diminuindo.

 

 

Fonte:  Meteorologista Leandro Puchalski

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST