Esta semana de Dezembro deverá ter no Litoral e áreas próximas – como o Vale do Itajaí – uma sequência de vento Sul e Sudeste. Isso deverá seguir até sexta-feira (10) devido a ação tanto de um ar frio – sistema de alta pressão – quanto de um ciclone que apesar de bem afastado no alto mar deverá ter um deslocamento do Sudeste do Brasil em direção ao Sul. As figuras abaixo mostram o que deveremos ter de deslocamento desses sistemas ao longo dos próximos dias.
Na terça-feira (7) o ciclone estará no mar na altura do Rio de Janeiro com o ar frio também no mar, mas na altura da Argentina e Uruguai.
Na quinta (9) o ciclone – um deslocamento não muito comum – estará bem afastado da costa, mas na altura do Sul do Brasil mantendo o ar frio no mar, mas ainda mais ao Sul.
Na sexta será o momento onde o ciclone mais atua na altura do Sul do Brasil.
VENTO SUL CONSTANTE
Essa configuração ao longo da semana irá manter o vento Sul/Sudeste por vários dias no Litoral e áreas próximas. Pelo menos até sexta. Tudo porque num ciclone o vento sopra no sentido horário e num ar frio – anticiclone – o vento sopra no sentido anti-horário. Pela posição do centro dos dois sistemas, teremos a sequência de vento Sul/Sudeste. Importante destacar que estou destacando a direção constante. A velocidade do vento não chama atenção. Nada fora do normal.
PREVISÃO DO TEMPO
Desta forma terça e quarta-feira deverão ser dias de sol e nuvens em todas as regiões de SC. Quanto mais para o Oeste, mais o sol predomina nos dois dias. A questão é que vento Sudeste traz umidade do mar. Desta forma, cidades do Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte tem chance de uma chuva fraca e passageira. Só que destaco que nos dois dias estas regiões todas terão muito mais momentos de sol e tempo seco que chuva. No geral, ela é bem pontual e passageira.
TEMPERATURAS
Ao longo da semana destaque para as noites e início das manhãs que terão as temperaturas trazendo um certo friozinho, sobretudo no Meio Oeste e Serra. Nesta última região poderemos ter até alguma geada na quarta e na quinta. Pouquíssimas áreas, mais as baixadas da Serra, mas há condições. Essa temperatura amena/baixa para o padrão do ano é restrito a madrugada/amanhecer. Ao longo do dia temperatura sobe. Calor só mais no Oeste – na faixa dos 30°C – porque nas outra regiões algo entre 24 e 26°C.
FONTE: METEREOLOGISTA LEANDRO PUCHALSKI / NSC