Com ciclone, SC tem risco alto para temporais com raios e alagamentos nesta quinta

Escrito por em março 24, 2022

 

 

A formação de um ciclone com centro no Sul do Uruguai provoca temporais em Santa Catarina nesta quinta-feira (24). A Defesa Civil alerta para risco alto de chuvas com raios, granizo e alagamentos nas próximas horas.

 

As regiões de maior atenção são as do Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Alto Vale do Itajaí. O alerta segue até as 10h48 desta quinta.

 

Os ventos sopram de noroeste, com intensidade moderada à forte, e rajadas que podem ultrapassar os 70 km/h do Extremo-Oeste ao Litoral Sul. O risco é moderado para ocorrências associadas a ventos intensos.

 

Ventos fortes e mar agitado
A quinta terá ventos de noroeste em todo Estado, com intensidade moderada à forte (rajadas podendo passar de 70 km/h) do Extremo-Oeste ao Litoral Sul.

 

 

As ondas serão de direção leste com altura de 1 m a 1,5 m no Litoral Norte e direção nordeste com altura de 1,5 m a 2,5 m na Grande Florianópolis e picos de até 3 m no Litoral Sul.

 

Ciclone se desloca na sexta
Na sexta-feira (25), o ciclone se desloca para o oceano, mas continua provocando temporais isolados, sobretudo no Oeste, associado ao avanço de uma frente fria.

 

Novamente, a chuva inicia nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul pela manhã e se espalha para as demais regiões ao longo do dia.

 

 

Entre o Extremo e o Meio-Oeste, a chuva tende a ser volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Em todo o Estado o risco para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de vento e queda de granizo) é moderado.

 

Sábado

 

O sábado (26) inicia encoberto em todo o Estado, ainda devido à influência da frente fria.

 

Já nas primeiras horas da manhã, uma área de alta pressão atmosférica entre o Extremo-Oeste e o Planalto Sul deixa o restante do sábado com  sol e poucas nuvens.

 

Entre as áreas litorâneas, Planalto Norte e Vale do Itajaí, a atuação da frente fria e o aporte de umidade do oceano para o continente deixam o tempo nublado, com períodos de chuva.

 

Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas variam de 22°C a 27°C na maior parte de Santa Catarina.

 

 

Fonte: ND+

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST