Ciclone se afasta, mas SC segue com ar polar e terá o retorno da geada

Escrito por em maio 19, 2022

 

 

A quinta-feira (19) começa com a boa notícia do afastamento – cada vez maior – do ciclone subtropical Yakecan em direção ao alto mar. A consequência disso é que cada vez mais o vento vai parando em Santa Catarina.

 

Com a influência maior do ar polar – que é seco – o dia terá a presença do sol em todas as regiões de SC. Porém, a Serra, o Oeste e o Meio-Oeste ainda registram muitas nuvens no turno da manhã, com mais aberturas de sol mais à tarde. No Sul, poucas cidades têm chance de uma chuva passageira.

 

Ao longo da tarde as temperaturas seguem baixas na Serra, onde teremos algo entre 8°C e 10°C. No Oeste e Meio-Oeste os termômetros não passam de 10°C a 12°C. Nas outras regiões, no entanto, teremos algo na casa dos 20°C.

 

Chegou a vez da geada

Com a influência apenas do ar polar seco, o amanhecer desta sexta-feira (20) terá a presença da geada em grande parte do Estado. As regiões mais propícias são a Serra e o Oeste – sendo que algumas áreas ficam só com nevoeiros – como Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Se preparem para um amanhecer de sexta gelado.

 

Previsão de temperaturas para o início da sexta-feira:

De -2 a 0°C na Serra e Meio-Oeste.
De 0°C a 2°C no Oeste e Planalto Norte.
De 3°C a 8°C no Alto Vale do Itajaí / Vale do Itajaí.
De 8°C a 10°C no Sul, Grande Florianópolis e Norte de SC.

 

Nas demais condições do tempo, a sexta-feira (20) será um dia ensolarado em grande parte das cidades catarinenses.

 

O sol irá aparecer até nos municípios que começam o dia com nevoeiros.

 

Com isso, as temperaturas da tarde ficam agradáveis, na casa dos 17°C aos 21°C. Na Serra a máxima fica um pouco abaixo disso, com algo entre 12°C a 14°C.

 

Sem mudanças no sábado

O frio do amanhecer de sábado (21) será mais ou menos igual ao de sexta (19), sendo que algumas cidades podem ter até uma temperatura um pouco menor. Na Serra, por exemplo, deveremos ter algo em torno de -4 a -2°C em algumas áreas.

 

E novamente temos previsão de geada, para as mesmas regiões incluídas na previsão de sexta. O Oeste deve ter mais pontos de nevoeiro.

 

No geral, o sábado será um dia de sol e poucas nuvens na maior parte das cidades. Ao longo da tarde a expectativa é de temperaturas próximas dos 20°C.

 

 

Fonte: Meteorologista Leandro Puchalski – NSC
Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST