Mesmo com a redução das chuvas, mais de 40 cidades catarinenses mantêm abrigos abertos. População é orientada a ter cautela no retorno para casa devido à previsão de mais chuvas.
Santa Catarina enfrenta desafios contínuos mesmo após a trégua nas chuvas, com mais de 40 cidades ainda mantendo abrigos abertos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, dia 20, pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). A situação é decorrente das enchentes desde o dia 14 de novembro, que afetaram pelo menos 67 municípios.
A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, lidera com 21 abrigos ativos, atendendo 1.659 pessoas. Lontras, também no Alto Vale, e Irineópolis, no Planalto Norte, ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Mesmo com a trégua nas chuvas, a previsão meteorológica indica a possibilidade de um novo núcleo de chuva, com até 150 milímetros de precipitação, para a região do Alto Vale do Itajaí entre quarta e quinta-feira (22 e 23 de novembro). Diante disso, a Defesa Civil orienta a população a ter cautela no retorno para casa, priorizando a segurança e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais.
Para auxiliar as vítimas, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, incentiva a doação de alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, e colchões. As doações podem ser entregues nos batalhões da Polícia Militar em todo o estado e na Secretaria de Estado da Assistência Social em Florianópolis, garantindo o apoio necessário aos municípios mais impactados.
Jornalismo Rádio Alvorada FM