A decisão foi tomada após consulta aos clubes participantes e à Federação Gaúcha de Futebol.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira, dia 15, a suspensão das rodadas 7 e 8 da Série A do Campeonato Brasileiro, devido à tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul recentemente.
A CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico e está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise.
Após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a decisão foi a suspensão das rodadas 7 e 8. A decisão foi baseada também no pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos clubes filiados.
A CBF informou também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições, além da situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e direitos de transmissão e patrocínios.
Os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição também estão convidados a participar. As demais competições seguem sem alteração na programação, exceto os jogos dos clubes gaúchos, que também estão suspensos até o dia 27 de maio.
Clubes que pediram a suspensão da competição:
- Atlético Clube Goianiense
- Atlético Mineiro SAF
- Club Athletico Paranaense
- Criciúma Esporte Clube
- Cruzeiro Esporte Clube SAF
- Cuiabá Esporte Clube SAF
- Esporte Clube Bahia SAF
- Esporte Clube Juventude
- Esporte Clube Vitória
- Fluminense Football Club
- Fortaleza Esporte Clube
- Grêmio Football Porto Alegrense
- SAF Botafogo
- Sport Club Internacional
- Vasco da Gama SAF