A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de temporais entre a noite desta quarta-feira, 25 de junho de 2025, e ao longo de toda a quinta-feira, 26 de junho. A instabilidade climática é provocada pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica associada à formação de uma nova frente fria, que torna a atmosfera instável em todo o estado. O fenômeno sucede uma onda de frio intenso que trouxe temperaturas negativas e geadas na manhã de quarta-feira.
Segundo a previsão da Epagri/Ciram, órgão oficial de monitoramento climático do estado, as condições favorecem chuvas intensas, raios, granizo e rajadas de vento ocasionais, com risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, deslizamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores. O risco para esses eventos varia entre moderado e alto, dependendo da região e da intensidade das chuvas.
As instabilidades devem atingir primeiramente as regiões do Extremo Oeste e Oeste na noite de quarta-feira, avançando para o Meio-Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral entre a madrugada e a manhã de quinta-feira. Os volumes de chuva previstos estão entre 60 e 80 mm, com pontos isolados podendo ultrapassar 100 mm, especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e partes do Planalto Norte.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de impactos significativos em áreas vulneráveis, como encostas e regiões urbanas com histórico de alagamentos. “A combinação de chuvas intensas e ventos fortes pode causar transtornos, e a população deve redobrar a atenção”, informou a instituição em comunicado oficial. Os ventos, que podem atingir velocidades de até 60 km/h em algumas áreas, elevam o risco de danos a estruturas, como telhados e postes.
As recomendações da Defesa Civil incluem buscar abrigo em locais seguros durante os temporais, longe de janelas, árvores, placas, muros e postes. Em caso de alagamentos, a orientação é evitar atravessar ruas ou pontes submersas. A população também deve acompanhar as atualizações meteorológicas pelo site oficial da Defesa Civil (www.defesacivil.sc.gov.br) ou cadastrar-se no sistema de alertas por SMS, enviando o CEP para o número 40199.
O contexto climático reflete a transição de uma massa de ar polar, que trouxe geadas generalizadas na manhã de quarta-feira, para um sistema de baixa pressão que intensifica as chuvas. Dados históricos da Epagri/Ciram mostram que junho é um mês propenso a eventos climáticos extremos em Santa Catarina, com média de 80 mm de chuva no estado, mas volumes superiores em anos de frentes frias intensas, como observado em 2023 e 2024.
Autoridades municipais estão em alerta, especialmente em cidades com histórico de enchentes, como no Alto Vale do Itajaí. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que monitora os níveis dos rios e sistemas de drenagem para minimizar impactos. Em caso de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A previsão indica que, após o período de instabilidade, o tempo deve se estabilizar parcialmente na sexta-feira, 27 de junho, com a chegada de uma nova massa de ar frio, que pode trazer temperaturas mais baixas, mas sem chuvas significativas. A Defesa Civil reforça a importância de manter a cautela até o fim do alerta, previsto para a noite de quinta-feira.