A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno das Eleições 2026 termina nesta sexta-feira (23). As inserções começaram a ser veiculadas no dia 9, em horários reservados nas emissoras e também ao longo da programação.
Candidatas e candidatos à Presidência da República e aos governos do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins tiveram espaço para apresentar suas propostas ao eleitorado.
Encerramento das inserções e debates
O prazo para a publicação de anúncios pagos na imprensa escrita e a realização de debates no rádio e na TV também se encerra hoje, não podendo ultrapassar a meia-noite, conforme o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 5 de outubro, cada candidata ou candidato pôde publicar até dez anúncios por veículo, em datas diferentes. O espaço máximo permitido era de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide, com indicação visível do valor pago pela inserção.
Atividades permitidas até sábado
A distribuição de material impresso e a realização de passeatas e carreatas ainda podem ocorrer até este sábado (24). No domingo (25), os brasileiros irão às urnas das 8h às 17h.
A legislação eleitoral proíbe qualquer forma de propaganda ou tentativa de convencimento de eleitores no dia da votação.
Orientações para o eleitor
O TSE recomenda que os eleitores consultem previamente o local de votação no site do tribunal ou no aplicativo e-Título. Durante a votação, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos na cabine, como celulares, tablets, relógios inteligentes, óculos com câmera e similares.
As medidas visam garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral em todo o país.