Áudio da caixa-preta revela tentativa de copiloto para salvar a aeronave; acidente matou 62 pessoas no interior de São Paulo.
A última conversa gravada na cabine de comando do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, já foi transcrita pelas autoridades do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa). Conforme áudio o copiloto questionou o piloto sobre o que estava acontecendo e disse que era preciso “dar potência” à aeronave. A gravação termina com gritos, pouco antes do impacto.
No trágico acidente aéreo, ocorrido na última sexta-feira (9), 62 pessoas a bordo da aeronave morreram, incluindo 58 passageiros e 4 tripulantes. Entre as vítimas estavam professores, empresários, aposentados, médicos e uma criança de três anos.
Até o momento, o Cenipa não encontrou sinais evidentes de falhas como a presença de fogo, falha elétrica ou pane no motor que poderiam auxiliar nas investigações. No entanto, a análise do material coletado das caixas-pretas continua, e o relatório completo sobre as causas do acidente deve ser divulgado dentro de aproximadamente 30 dias.
O voo ATR 72 havia partido de Cascavel (PR) às 11h46 com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP) quando ocorreu o acidente. As causas exatas ainda estão sendo investigadas pelos órgãos competentes.