SC tem primeiro caso de varíola dos macacos, em Florianópolis

Escrito por em julho 8, 2022

 

QUER RECEBER NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP?

CLIQUE AQUI

O primeiro caso de varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmado em Florianópolis, informou a Secretaria Municipal de Saúde. O paciente mora em São Paulo e já voltou para o local de origem. A secretaria disse que as pessoas que tiveram contato com ele na capital catarinense estão bem e são monitoradas.

A confirmação ocorreu na quinta-feira (7). O paciente tem 40 anos e viajou recentemente para a Espanha, segundo a secretaria. Depois, passou alguns dias em Florianópolis. Ele foi avaliado e teve o diagnóstico.

A Secretaria de Estado da Saúde também confirmou o caso e destacou que não há transmissão da doença dentro de Santa Catarina.

Varíola dos macacos pelo país

De acordo com balanço divulgado na quarta (6), o Ministério da Saúde registra 106 casos de varíola dos macacos no Brasil. São Paulo, estado com maior número de infecções, tem 75 pacientes com a doença.

Os outros casos são 20 no estado do Rio de Janeiro, três em Minas Gerais, dois no Ceará, dois no Paraná, um no Rio Grande do Norte, um no Distrito Federal e dois no Rio Grande do Sul.

O que é a varíola dos macacos?

O vírus da varíola dos macacos é da mesma família da varíola comum, mas menos grave e prevalente, e por isso as chances de infecção de grandes populações é considerado baixo.

Os sintomas iniciais costumam surgir dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais). Após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Fonte: G1/SC

Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK


Ao Vivo

Rádio Alvorada

Current track
TITLE
ARTIST