--:--
--:--
  • cover
    Rádio Alvorada 94.5 - Santa Cecília
Governo abre consulta pública e vai autorizar vacina em crianças com prescrição médica Vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos já foi autorizada pela Anvisa com o imunizante da Pfizer REDAÇÃO ND, JOINVILLE 24/12/2021 ÀS 07H53 - Atualizado Há 1 hora Enviar no WhatsApp Em meio à abertura de uma consulta pública sobre a vacinação contra Covid-19 para crianças, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o Brasil deve autorizar a aplicação da vacina nesse público se houver prescrição médica. Leia mais Pfizer aprova uso de primeiro comprimido contra Covid-19 Em meio ao alerta da Ômicron, SC 'entrega' controle sanitário aos municípios 4 min Espera para vacinar crianças contra Covid-19 ‘pode significar piora na situação’, diz médica Em entrevista à imprensa na quinta-feira (23), Queiroga destacou que deve condicionar a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos de idade à apresentação de uma prescrição feita por um profissional, além de um termo de consentimento dos pais ou responsáveis. Vacinação de crianças com a Pfizer já foi autorizada pela Anvisa – Foto: Cristiano Andujar/PMF Vacinação de crianças com a Pfizer já foi autorizada pela Anvisa – Foto: Cristiano Andujar/PMF O ministro usou o exemplo da Alemanha, onde, segundo ele, crianças com comorbidades têm prioridade na vacinação, embora isso ainda exija a autorização dos responsáveis. “A nossa recomendação é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória”, disse Queiroga. Segundo ele, o Ministério da Saúde deve montar uma lista de prioridades para a vacinação de crianças, sendo que aquelas com comorbidades ou imunossuprimidas deverão ser atendidas primeiro. Além disso, crianças que têm contato com pessoas com imunodeficiência também devem ter a vacinação priorizada. PUBLICIDADE “A nossa ideia é contemplar essas crianças como prioritários. Essas que têm comorbidades ou que têm contato com pais ou com pessoas que são responsáveis que têm problemas de imunodeficiência, que são mais vulneráveis, e a criança eventualmente pode, ao contrair o vírus, transmitir o vírus para uma pessoa de maior vulnerabilidade”, explicou. O governo federal abriu consulta pública sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19 na noite de quinta-feira (23), a partir de um formulário que exige o preenchimento de dados como auto declaração de cor ou etnia, “sexo biológico” e CPF. O ministro informou que o governo federal deve divulgar a decisão sobre o tema no dia 5 de janeiro, três dias após o encerramento da consulta pública. A vacinação para crianças foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na semana passada e deve ser feita com o imunizante da Pfizer.

SC chega a 33 casos de H3N2 e emite alerta aos municípios para conter o vírus

 

Chegou a 33 o número de casos da variante H3N2 em Santa Catarina. O número foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta quarta-feira (22). Ainda não há confirmação se alguns desses casos têm ligação com o subtipo da variante Darwin.

 

De acordo com a Dive, até o momento, 56 casos de gripe foram confirmados no Estado, sendo que 53 ocorreram entre fim do mês de novembro e o mês de dezembro. Desses, 33 eram do subtipo H3.

 

Por conta disso, uma nota de alerta foi enviada a todos os municípios catarinenses nesta quarta, em que a diretoria alerta sobre a necessidade dos serviços de saúde considerarem o vírus da Influenza como um agente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG), principalmente nos grupos de risco, como crianças, idosos e portadores de comorbidades.

 

Por isso, a diretoria pede que qualquer caso suspeito seja notificado, para que seja feita a coleta de exames e análise das amostras.

 

O que é H3N2?

 

O vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin. Cientistas explicam que a mutação genética que ele apresenta não é a mesma que foi utilizada para a fabricação das vacinas contra a gripe. Consequentemente, a imunidade criada fica mais baixa do que o esperado e faz com que os casos da doença aumentem.

 

Além disso, o H3N2 pode afetar até mesmo quem já foi vacinado, com sintomas moderados. No entanto, pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina contra a gripe estão mais expostas e podem contrair o vírus com facilidade.

 


 

FONTE: NSC

 


Siga nossas redes sociais: INSTAGRAMFACEBOOK

Compartilhe

Últimas Notícias

Categorias

Notícias pelo WhatsApp?

Quer receber notícias pelo seu WhatsApp? Entra em nosso grupo oficial Rádio Alvorada!